7ª ETAPA - NAZARÉ

NAZARÉ


Continue pela N242 em direcção à Nazaré. Chegando a esta localidade, corte na 2ª rotunda à esquerda seguindo a indicação do Posto de Turismo, 200m depois encontrará um descampado do lado esquerdo onde é habitual encontrar várias AC estacionadas, já que a Avenida Marginal é interdita ao estacionamento destes veículos. Aqui poderá pernoitar e usar como ponto de partida para visitar esta localidade. Esta zona poderá tornar-se um pouco mais confusa á 6ª feira, uma vez que em frente decorre o mercado semanal.


Comece o percurso pedestre deslocando-se na direcção da praia. Do lado direito encontrará o Centro Cultural da Nazaré (edifício onde funcionou a Lota entre 1961 e 1986) e onde poderá observar a estátua dedicada á mãe nazarena que ficava sofrendo com seus filhos por não saber se o seu marido iria regressar da faina em alto mar.

Homenagem à Mãe Nazarena

Voltando depois à esquerda siga pela Avenida da República, até chegar ao Posto de Turismo onde poderá obter toda a informação referente a este local. Pelo caminho aproveite para observar os pescadores a remendar as redes, o peixe a secar nas redes, as mulheres com o traje nazareno, aproveite para visitar o comércio local, dar um salto ao mercado ou tomar o pequeno-almoço aproveitando para provar um dos doces tradicionais da Nazaré como os Támares, os Nazarenos ou as Sardinhas.


Posto de Turismo da Nazaré
Avenida da República, 2450 Nazaré
Telefone: 262 56 11 94E-mail:
camaranazaregap@mail.telepac.pt
Horário de funcionamentoDe 1 de Outubro a 31 de Março09.30h-13.00h/ 14.30h-18.00h
De 1 de Abril a 30 de Junho, e de 1 a 30 de Setembro09.30h-13.00h/ 14.30h-19.00h
De 1 de Julho a 31 de AgostoHorário contínuo: 09.00h-21.00h

Saindo do Posto de Turismo vire à direita por onde chegará à Praça Sousa Oliveira e, aí, do seu lado direito, siga pela Travessa do Elevador e suba ao Sítio da Nazaré no Ascensor. O Elevador da Nazaré foi construído no ano de 1889. Com uma extensão de 318 metros, 50 dos quais percorridos por um túnel, comunica Nazaré com o Sítio. Funcionou a vapor até o ano de 1968, ano em que começou a funcionar com electricidade depois de cinco anos em que esteve parado devido ao único acidente que sofreu na sua história, no qual morreram duas pessoas e dezenas delas ficaram feridas. Hoje em dia é visitado por milhares de pessoas graças a fantástica vista panorâmica que oferece todo o seu percurso.

Elevador
Preço: Ida – Adulto 0,90 €, 4-12 anos 0,65 €


Elevador da Nazaré

O sítio da Nazaré é um local de romaria e devoção, sustentada por duas lendas. Uma diz que foi aqui encontrada a imagem de Nossa Senhora da Nazaré e a outra conta o milagre de D. Fuas Roupinho, alcaide (governador) do castelo de Porto de Mós. No longínquo ano de 1182, numa manhã de nevoeiro, D. Fuas montado no seu cavalo perseguia um veado que subitamente desapareceu no abismo. Estando apenas com as patas traseiras do cavalo seguras na rocha, temeu pela sua vida. Rogou auxílio à Senhora da Nazaré e imediatamente o cavalo recuou. Como agradecimento, o cavaleiro mandou erguer junto ao desfiladeiro uma ermida que se passou a chamar da Memória.


Chegado ao cimo, saia da estação e vire à esquerda. Comece por apreciar o magnifico panorama sobre a praia da Nazaré, o Porto de Pesca e Recreio da vila e ainda sobre a Pederneira e o Monte de S. Brás. Seguindo pela rua sempre junto ao muro e virando à direita na Rua do Cimo da Prata Grande (onde existe um artesão que constrói pequenos barcos de madeira e se mostra sempre disponível para dois dedos de conversa) chegará ao Largo Nossa Senhora da Nazaré. Desça até ao Miradouro do Suberco e visite a Ermida da Memória.



Vista do Miradouro do Suberco


De acordo com a tradição, em 1182, depois do milagre de Nossa Senhora da Nazaré, D. Fuas Roupinho mandou construir esta Ermida, sendo demolido o altar primitivo sobre o qual esteve a imagem de Nossa Senhora da Nazaré, e soterrada a gruta na qual a mesma esteve enterrada.
Em 1370, D. Fernando, rei de Portugal, mandou fechar os arcos da Ermida para resguardar da acção do tempo, das chuvas e da maresia, o precioso tesouro.
Por cima da porta de entrada, encontra-se o escudo real, em azulejaria portuguesa, que é um marco da presença régia. Acima deste encontra-se um baixo-relevo em pedra calcária, do séc. XIV, que é uma réplica do original que se encontra no Museu Reitor Luís Nesi, anexo ao Santuário. Nos ângulos exteriores da Ermida, assentavam estátuas de São Brás, de São Bartolomeu, de D. Rodrigo e de Frei Romano. Eram como que os guardas solenes daquele lugar sagrado. Na fachada virada para a praia da Nazaré, podemos contemplar um painel de azulejo alusivo ao milagre. Já o interior da Ermida encontra-se revestido a azulejo. No centro da abóbada encontra-se a divisa de D. João II, o pelicano; e em plano inferior, símbolos com versículos bíblicos dedicados à Virgem Maria.
De ambos os lados encontram-se duas inscrições gravadas em lioz. A da direita contem um texto da autoria de Frei Bernardo de Brito transcrevendo da "Monarquia Lusitana" o texto em latim, referente a Nossa Senhora da Nazaré e à origem do seu culto nestas paragens. A inscrição da esquerda é uma tradução do texto da direita.
No altar azulejado estava exposta a imagem de Nossa Senhora da Conceição que por motivos de conservação se encontra actualmente no Museu Reitor Luís Nesi, anexo ao Santuário.
Seis degraus de lioz conduzem o visitante ao pavimento inferior, em cuja abóbada, revestida de azulejo, se acha reproduzida a cena do milagre. Uma pequena janela ilumina a cripta, fazendo incidir um feixe de luz sobre o nicho gradeado em que repousava a imagem original.
Por cima da gruta encontra-se uma réplica da verdadeira imagem, dos barristas de Alcobaça, voltada para o mar, zelando pelos pescadores e abençoando-os.

A gruta por baixo da estátua da Nossa Senhora da Nazaré encontra-se vedada por causa de histórias que se contam de pessoas que quiseram investigar onde ia parar o caminho e acabaram por nunca mais regressar. Enquanto uns locais defendem que a gruta vai até ao Forte, outros afirmam que é uma passagem secreta que ligava ao mosteiro, de qualquer forma ao fim de tantos anos este facto ainda é motivo de conversas entre os nazarenos.


Ermida da Memória

Á saída da ermida pode entreter-se a procurar a marca da ferradura do cavalo de D. Fuas junto ao bico da Memória. Atrás de si encontrará o Padrão Vasco da Gama, que marca a passagem deste navegador, que em romaria aqui veio, antes e depois da sua viagem à Índia.
Neste largo pode ainda aproveitar para adquirir algum do artesenato da região, como as bonecas nazarenas miniaturas de barcos em madeira, bóias, conchas, redes, canastras ou arte de marinheiro (nós) vendidos por senhoras com o traje tradicional da Nazaré – as sete saias.


Bonecas Típicas

No largo pode ainda observar o Coreto da Misericórdia e o secular Santuário de Nª Sra. da Nazaré, edifício de traça barroca cujas fundações remontam aos finais do Séc. XIV. Possui duas altas torres, e no seu interior, destacando-se o altar-mor composto por um retábulo de talha dourada, com colunas salmónicas e aplicações de mármore. Na boca da tribuna encontra-se uma grande pintura alusiva ao milagre do aparecimento de Nª Sra da Nazaré a D. Fuas Roupinho.
Na ala direita do santuário encontrará o Museu de Arte Sacra Reitor Luís Nési. A Colecção do Museu é constituída por alfaias litúrgicas, peças retiradas do culto e sobretudo ofertas votivas à Senhora de Nazaré. Este conjunto de peças expostas, assim como as suas reservas, testemunham-nos um importante e fervoroso culto neste Santuário ao longo dos tempos.
Numa única sala de exposições poderemos apreciar desde o manto mais ricamente adornado testemunho de uma oferta régia até à peça mais popular unidas entre si num mesmo significado de gratidão à Virgem de Nazaré. Foi inaugurado no dia 7 de Julho de 1996.


Santuário de Nossa Senhora da Nazaré


Museu de Arte Sacra Reitor Luís Nési
Local: Largo Nossa Senhora da Nazaré 2450-065 Sítio da Nazaré
Contactos: 262 561 116 Fax: 262 561 878
Horário: Julho a Setembro das 10h00 às 19h00; Outubro a Junho das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Encerra à 2ª fei
ra

Preços: Adultos 1 euro, crianças (6-12) 50 cêntimos

Saia do Santuário pelo lado direito e contorne-o para ficar a conhecer o Hospital da Confraria, e quase nas traseiras o Teatro Chaby Pinheiro. O primeiro tinha como missão a assistência física aos peregrinos e o segundo a tarefa de revigorar o espírito através da cultura. Se for aventureiro bata à porta do teatro, se tiver a sorte de alguém abrir, peça para o visitar. Verá que poderá ter boas surpresas. Continue a contornar o Santuário e chegará á Rua D. Fuas Roupinho. Desça esta rua para visitar o Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso onde poderá descobrir as tradições nazarenas.

Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso
Local: R. D. Fuas Roupinho 2450-065 Sítio da Nazaré
Contacto: 262 562 801 Fax: 262 561 246 E-mail -
meajm@ipmuseus.pt Internet – http://www.ipmuseus.pt/
Horário: Abril a Outubro das 11h00 às 19h00; Novembro a Março das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00. Encerra à 2ª feira
Preço: 2 euros

Volte ao Largo de Nª Sra da Nazaré e desça pela Estrada do Farol até ao Forte de S. Miguel Arcanjo, onde os impressionantes horizontes que daqui se alcançam recompensam o esforço da descida. Construído em quinhentos para defesa da costa, obedece a uma planta de formato triangular sendo a instalação do farol mais recente (Séc XX). Contorne o Forte pelo lado direito onde poderá observar pescadores de cana na mão que tentam a sua sorte. A vista é deslumbrante! O chão deixa de existir e de repente só existem rochas, abruptas que chegam ao mar. Para ir até lá, há que descer por uma escada muito íngreme que por alturas das marés vivas, deixa de ser vista. Se se aventurar pela escada tenha cuidado pois esta é escorregadia.

Forte de São Miguel Arcanjo


Do Forte poderá descer até à Praia Norte para espreitar a Gruta natural do Forno d’Orca, e depois, calmamente percorrer o areal até ao Norpark, voltando daí para o Sítio.
Volte até junto do elevador, mas desta vez siga o muro descendo a pé a Ladeira do Sítio, Rua Dr. José Laborinho Marques da Silveira e virando à direita para a Rua Dr. Rui Rosa, vire à direita para o Largo da Independência e entre na Rua de Leiria por onde chegará ao Largo dos Cedros onde poderá observar o monumento á mulher da Nazaré. Vá novamente até à marginal.

Aproveite esta altura para almoçar num dos restaurantes à beira mar. Delicie-se com os pratos típicos da região como a Caldeirada de Peixe, a Sardinha Assada ou o Carapau Enjoado da Nazaré. Aqui o peixe é rei.

Depois de barriga cheia, é tempo de voltar à nossa passeata e nada melhor para queimar calorias que subir à Pederneira, local onde viviam os Nazarenos no Séc. XVI devido à insistência do mar em entrar terra dentro.

Para tal volte novamente à marginal e à Av. Da República, aí procure a transversal com o nome Rua Adrião Batalha e suba esta rua até encontrar a Rua Casa Museu do Pescador, este pequeno museu, se assim se pode chamar resulta da iniciativa privada de um nazareno amante das tradições da sua terra, esta Casa-Museu dedicada ao pescador da Nazaré foi inaugurada a 11 de Dezembro de 1999. Recuperada e restaurada por Manuel Águeda Limpinho, representa o exterior e o interior de uma típica casa de uma família de pescadores ligada à venda de peixe nas décadas de 1930 a 1950. Aqui podem ser admirados, para além dos utensílios domésticos e de mobiliário.

Casa Museu do Pescador
Local: Rua J. B. Sousa Lobo, nº 1082450-230 Nazaré
Contactos: 262 561744 Fax: 96 6301112
Preço: Gratuíto

Depois continue a subir, atravessando a E.N. 242, entrará no Parque da Pedralva. Aproveite para contemplar a Nazaré do Miradouro do Monte Branco. Siga pela E.N. 8-5 e vire à direita para entrar na Pederneira. Aqui aconselha-se a visita à Praça Bastião Fernandes, onde se situam os Antigos Paços do Concelho, o Pelourinho e a Igreja Paroquial de Nª Sra. das Areias (Matriz). Um pouco mais acima encontram-se a Igreja da Misericórdia (em obras) e o Miradouro da Pederneira.


Miradouro da Pederneira

Volte à praia e passeie pelas ruas estreitas (algumas com cerca de meio metro) que desembocam em bonitos largos, descubra as tabernas, barbearias ou retrosarias de traça antiga que parece ficaram paradas no tempo. Se pretender visitar o Porto de Pesca e de Recreio da vila percorra toda a marginal em direcção a sul, até chegar à Estação de Serviço da BP, aí inicia-se o porto. A partir das 17H00, de 2ª a 6ª feira, começa a funcionar a Lota, e é ver os barcos a descarregar a captura do dia.

Depois da visita à Nazaré são horas de voltar até ao estacionamento e retomar o nosso circuito, desta vez em direcção a Alcobaça.

Saia do estacionamento voltando à sua direita novamente em direcção à rotunda contornando-a para a esquerda entrando assim na N242, cerca de 300 metros depois encontrará nova rotunda, siga para a direita em direcção a Alcobaça pela N8.

Se pretende pernoitar num parque ou reabastecer a AC pode optar por parar cerca de 5 km mais à frente, onde encontrará do lado esquerdo da estrada o Parque de Campismo da Orbitur (N 39º 35’ 52’’ W 09º 03’ 22’’)

Parque de Campismo do Valado/Orbitur
Local: Estrada Nacional 8 Km 5 - Nazaré2450-148
Contacto: 262561111 Fax : 262561137 E-mail : info@orbitur.pt Web : http://www.orbitur.pt
Período de funcionamento: 01.02 a 31.10 e 27.12 a 04.01


5 comentários:

Anónimo disse...

Excellent blog you have here.. It's difficult to find good quality writing like yours these days. I really appreciate individuals like you! Take care!!

my blog ... christmas toys

Anónimo disse...

What's up everybody, here every one is sharing these familiarity, therefore it's fastidious to read this weblog, and I used to pay
a quick visit this web site every day.

Also visit my page - hang the baseball

Anónimo disse...

When someone writes an piece of writing he/she retains the idea of a
user in his/her brain that how a user can be aware of it. Thus that's why this article is great. Thanks!

my site timex ironman

Anónimo disse...

They're going to can be second-hand for games put on as fit as for prevalent wear. It may help you stand out on the golf complete training program. Wearing nike, noticing become the fixation of the see. All the legendary company is definitely a really runaway success this required Cannes by way off tornado. http://www.progressschool.org/groups/uncovered-a-place-returning-to-get-the-most-inexpensive-nike-shoesshare/

My blog: air max mint

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis prix
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis vente
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis 20 mg costo
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis