6ª ETAPA - CALDAS DA RAINHA


É tempo de deixar Óbidos para trás e seguir pela N8 até às Caldas da Rainha. Na rotunda siga a indicação para Caldas, voltando à sua esquerda. Cerca de 800m depois encontrará nova rotunda, siga em frente em direcção ao Centro e Hospital Termal. Deverá deixar a AC cerca de 500m depois desta rotunda. Não deverá ser difícil encontrar estacionamento na berma da estrada desse ou do outro lado da faixa (N 39º 24' 05 W 09º 08' 11''). Encontra-se agora na Av. Dr Manuel Figueiredo Freire da Câmara.
É aqui que terá inicio o percurso pedestre para conhecer esta cidade. Desça a Av. até encontrar o Lg. do Conde de Fontalva, onde a estátua da Rainha D. Leonor parece zelar pelo trânsito que por ali diáriamente passa.

R. D. Leonor no Lg Conde de Fontalva

Siga depois pela Rua de Camões à sua esquerda, onde, no nº 57 pode visitar o Museu do Ciclismo. Neste local encontra-se também temporariamente um núcleo da colecção de José Malhoa, uma vez que as instalações originais, situadas no Parque D. Carlos I, encontram-se a sofrer obras de remodelação.

Museu do Ciclismo
Local: Rua de Camões, 57 1º 2500 Caldas da Rainha
Contacto: Tel. 262 83 97 00

Quando sair do Museu, vire à sua esquerda e suba a Rua do Parque para chegar à Praça da República, onde poderá visitar o Mercado da Fruta. Trata-se de um tradicional mercado diário, ao ar livre, com o aspecto de uma feira movimentada. Misture-se com a multidão, inspire os aromas da fruta e dos legumes e aprecie o melhor que a agricultura do Oeste tem para oferecer. Poderá aproveitar para comprar aqui tão conhecida cerâmica tradicional das Caldas.

Mercado da Fruta

Subindo a Praça do lado esquerdo encontra-se a Ermida de S. Sebastião, capela construída no séc. XVI, remodelada no séc. XVIII onde se introduziu o revestimento azulejar evocativo da vida do patrono, São Sebastião.

Chafariz das 5 Bicas

Do lado esquerdo encontra-se a Ermida de S. Sebastião, capela construída no séc. XVI, remodelada no séc. XVIII onde se introduziu o revestimento azulejar evocativo da vida do patrono, São Sebastião.

Aproveite para ir observando os edificios Arte Nova que se encontram espalhados pelas ruas das Caldas da Rainha.

Regressando à Praça da República que conserva ainda grande parte dos edifícios do séc. XIX, continuamos o nosso circuito descendo pela Rua da Liberdade, onde se pode saborear ou adquirir as célebres cavacas, os beijinhos ou as trouxas das Caldas. Chegamos assim ao largo da Rainha D. Leonor, onde deparamos com o conjunto de edifícios que constituem o Hospital Termal, imóvel proveniente, nas suas estruturas gerais, das obras fomentadas pelo Rei D. João V nas Caldas da rainha, entre 1474 e 1750.

Hospital Termal

Anexo ao Hospital Termal, situado nas suas traseiras, não poderemos deixar de visitar a Igreja Nossa Senhora do Pópulo, consagrada a Nossa Senhora do Pópulo pela Rainha D. Leonor. Inicialmente construída como capela primitiva do Hospital Termal, o rápido crescimento da povoação fez dela a Igreja Matriz das Caldas até quase aos nossos dias. Datada de1500, foi planeada por Mestre Mateus Fernandes, um dos arquitectos da Batalha (Capelas imperfeitas). Neste edifício conjugam-se elementos do tardo–gótico europeu com outros de características mais locais (mudéjares e manuelinos). Possui o revestimento interior em azulejos seiscentistas, mantendo da construção primitiva painéis azulejares hispano – árabes nos altares laterais. Localizado sobre o arco triunfal, o tríptico da paixão tem motivado o interesse de investigadores, quanto à sua autoria e localização original.

Igreja do Pópulo

Saindo da Igreja Nossa Senhora do Pópulo e subindo a escadaria ficamos defronte para o Museu do Hospital e das Caldas. Este edifício terá sido construído em finais do século XVIII para servir de acolhimento à família real durante a sua deslocação a estas termas. No século XIX, foi apropriado para residência dos Administradores do Hospital, função que deixaria de ter no final do século, quando se procedeu à edificação de uma nova casa destinada à Administração, devolvendo-se-lhe a sua função original, mantida até ao fim da monarquia. Depois de receber várias funções, como o Tribunal da Comarca e o Registo Civil, um estabelecimento de ensino e sede de colectividades, foi devolvido ao Centro Hospitalar que o recuperou para a constituição do Museu do Hospital e das Caldas. O Museu revela as memórias da instituição e do espaço urbano que em seu torno se desenvolveu. O seu espólio é constituído por Pintura, Escultura, Talha, Ourivesaria, Paramentaria, Mobiliário, Cerâmica, Documentos Gráficos e Instrumentos Médicos e Científicos, do século XVI ao Século XX.

Museu do Hospital e das Caldas
Local: Centro Hospitalar de Caldas da Rainha 2500 - 176 Caldas da Rainha
Horário: 3ª a 6ª das 14h às 17h, Sábado das 9h às 12.30h e das 14h-17h; Domingos e Feriados das 9h às12.30h
Contacto: 262830300

Terminada a visita ao Museu, regresse ao Largo da Rainha D. Leonor e avance pela rua de Camões onde do lado esquerdo pode entrar para o Parque D. Carlos I e Mata Rainha D. Leonor, um espaço acentuadamente ajardinado com inúmeras árvores seculares e possuidor diversos equipamentos recreativos, como um lago com barcos que poderá alugar, um campo de ténis, coreto e um bar com esplanada. O Parque D. Carlos I dispõe ainda de equipamentos culturais, como o Museu José Malhoa (actualmente encerrado para obras) e diversas esculturas do séc. XIX e XX distribuídas por todo o espaço.

Aí perto, protegido por um enorme urso de pedra, está instalado um parque infantil onde, entre equipamento diverso, se destaca um slide suficientemente radical para entusiasmar os muidos mais indiferentes.

Parque D. Carlos I

No extremo oposto do parque, já na mata, existe um bom parque de merendas, com muita sombra, onde é possível, ouvir o canto das muitas aves que o frequentam, sempre à espera de umas migalhas. Mas, se preferir um local mais requintado, dispõe também de um bom bar-restaurante, com uma óptima esplanada, muito perto do parque infantil.

Parque D. Carlos I
Local: Entre a Rua de Camões e a R. Dr. Manuel Freire da Câmara
Horário: 9h00 às 23h
Preço: Gratuito


Saindo do Parque pela Zona das Merendas, entramos na Rua Rafael Bordalo Pinheiro onde em frente ao portão se avista o aldeamento de São Rafael, composto pela Fábrica, Museu, Restaurante e loja. No Museu de Rafael Bordalo Pinheiro poderá observar o tipo de faiança fundamentalmente decorativa inspirada em motivos naturalistas. Aqui, encontramos uma infinidade de peças de utilidade e decoração, nomeadamente, terrinas, pratos, travessas, etc., com as diferentes formas desde couve, animais, frutos, mariscos e outros motivos ligados à Natureza.

Casa-Museu São Rafael
Local: Rua Columbano Bordalo Pinheiro, 53
Contacto: 262 83 93 84
Horário: 2ª a 6ª, das 10h às 12h e das 14h às 16h30. Encerra aos fins-de-semana.
Preço: Dos 6 aos 15 anos, 50c. ; adultos 1€.

Acabada a visita ao Museu de Cerâmica viramos à direita e estamos na Rua Dr. Ilídio Amado onde poderemos visitar, do lado direito o Museu de Cerâmica. Criado oficialmente em 1983, encontra-se instalado num palacete romântico construído na década de 1890 na Quinta Visconde de Sacavém, rodeado de jardins de traçado romântico, com lagos, floreiras e alamedas. O conjunto apresenta profusa decoração com elementos arquitectónicos cerâmicos, nomeadamente azulejos do século XVI ao XX. As colecções são constituídas por uma síntese representativa de vários centros cerâmicos do país e do estrangeiro, bem como por uma mostra da produção cerâmica de Caldas da Rainha, do século XVI aos nossos dias, desde as formas da considerada cerâmica arcaica, até à produção artística de autor do século XIX, destacando-se um importante núcleo da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro. Salientam-se núcleos de olaria, miniatura, cerâmica contemporânea de autor e azulejaria.

Museu de Cerâmica
Local: Rua Ilídio Amado, 2504-910 Caldas da Rainha
Contactos: 262 840 280
Horário: 3ª feira a Domingo, 10h00-12h30 e 14h00-17h00. Encerrado à 2ª feira
Preço: 2 euros

Do lado esquerdo encontramos o Centro de Artes, este centro concentra diversas infra-estruturas, o Museu Barata Feio, o Atelier Museu António Duarte e o Atelier Museu João Fragoso a completar estas estruturas foi construído um edifício de oito ateliers, um pavilhão e duas residências. Este centro possui espaços de intervenção ao ar livre para a criação de obras de maior ou pequenas dimensões. O Museu Barata Feyo foi inaugurado em 2004 e acolhe um importante acervo de obras deste escultor. Escultor, ensaísta e pedagogo, foi como estatuário que mais se notabilizou. Podemos admirar os aspectos mais significativos da sua obra, de onde se destacam três grupos temáticos principais: o retrato, a escultura oficial e escultura.

Deixando o Centro de Artes viramos à esquerda e seguimos pela rua Visconde de Sacavém entrando depois na Rua Dr. Manuel F. Freire da Câmara, onde deixou a AC.


Centro de Artes
Depois, pegue na AC e, contornando a estátua da Rainha D. Leonor, no Largo Conde de Fontalva, Siga em direcção à Foz do Arelho. A estrada segue por um longo túnel formado por densas copas de plátanos, plantados de ambos os lados da via. Passará também por muitos pinhais de aspecto gracioso.

Corte para a sua esquerda quando vir a indicação Nadadouro, passe por esta povoação e no cruzamento, repare no curioso arco natural, talhado pelo vento, num maciço de arenito, que faz lembrar algumas paisagens do deserto americano. Siga novamente em direcção à Lagoa de Óbidos virando à direita.
Continue por essa estrada e repare nos ancoradouros, onde os barcos estão amarrados a varas compridas, de forma a poderem acompanhar as diferenças do nível das águas, provocadas pelas marés. Seguindo o caminho, observe também as alterações que se vão produzindo na lagoa, desde as margens onde a água está bastante turva, denotando uma grande eutrofização em que as chuvas vão arrastando detritos e fertilizantes agrícolas, constituindo um óptimo substrato para esta vegetação aquática que, aos poucos, vai ganhando terreno até ás águas salgadas e limpas junto ao mar, onde as margens quase não têm vegetação.

No cruzamento volte a virar à esquerda para chegar à praia da Foz do Arelho. De ambos os lados, encontra-se um amplo areal e bons locais para tomar banho, embora o mar esteja sempre a um pouco agitado. Na lagoa, deverá evitar os locais mais afastados do canal de ligação com o mar, porque a água está um pouco poluída nos terrenos junto às margens, devido, sobretudo, aos produtos utilizados na agricultura. Nas enseadas junto ao canal, a água é limpa, pouco profunda, e ideal para as crianças brincarem. Por outro lado, no canal de ligação com o mar é preciso ter mais cuidado, porque, nas alturas de maior fluxo das marés, a àgua pode correr com muita força.
Pelo caminho, se precisa "revitalizar" a sua AC com água ou energia poderá fazê-lo no Parque de Campismo da Orbitur (N 39º 25' 50" - W 09º 12' 04"), situado do lado esquerdo da estrada nacional.
ORBITUR - FOZ ARELHO
Local - Foz do Arelho 2500 CALDAS DA RAINHA
Contactos: Tel.: 351- 262 97 86 83 Fax: 351-262 97 86 85
Pode ainda pernoitar no largo alcatroado (N 39º 25' 43" - W 09º 13' 21") que fica junto á praia da Foz do Arelho, e onde certamente irá encontrar outros AC para lhe fazer companhia.
Foz do Arelho

Junto à praia, as ofertas são variadas, entre campos de jogos, restaurantes e parques de merendas. E não abandone o local sem reparar na bonita capela que se encontra ao lado do parque de estacionamento.

Chegando à Foz do Arelho, contorne a rotunda para a esquerda entrando na Av do Mar e continue até à praia "aberta", uma das mais belas de Portugal, onde poderá aproveitar para se referescar nas suas águas.
Continuando o nosso percurso, volte para trás e na mesma rotunda, siga pela esquerda para voltar a entrar na N360 começando a subir pela R Francisco Almeida Grândola até atingir o topo da falésia. Neste percurso poderá parar num dos vários miradouros que vai encontrando para se deliciar com as paisagens deslumbrantes onde se avista todo o litoral desde o Cabo Carvoeiro até às Berlengas. Chegará assim a uma rotunda onde deverá seguir pela 3ª saida em direcção a Salir do Porto. Nesta rotunda pode ainda observar uma das mais antigas discotecas em Portugal, a Green Hill que certamente foi ponto de encontro das noites da nossa juventude. Siga agora pela estrada atlântica que se estende ao longo da Serra do Bouro, no alto das escarpas sobranceiras ao mar. Durante o percurso, dos vários miradouros, terá oportunidade de continuar a desfrutar das magníficas vistas sobre a costa marítima. A não perder a vista panorâmica que se pode apreciar no Talefe (marco geodésico situado a 160 m de altitude), um dos locais mais altos do Concelho. Chegando a Salir do Porto, seguir em direcção às enormes dunas de areia branca de onde se pode admirar a “Concha de S, Martinho”, um dos mais belos e originais recortes de toda a costa Portuguesa.

A praia é facilmente localizável, estando indicado o caminho com uma placa logo à entrada da aldeia. A praia fica a NE do centro de Salir, no sentido descendente da povoação. Para aceder à outra margem, siga pela estrada para São Martinho até à ponte, onde encontra saídas para as dunas e daí para a praia.

Visite as quebradas (praias de rocha) começando pela de Maria da Serra. Indo na direcção da igreja Matriz, passará pelo lado direito. Passará na rua do castelo. Siga sempre a mesma estrada. Chegará a uma descida da qual já se avista o mar. Continue até chegar a uma pequena pista de cross. Aí próximo encontrará a quebrada. Para chegar á quebrada de Batos, siga pela estrada de onde veio até uma bifurcação, onde deverá voltar à esquerda. Siga sempre junto ao mar (pelas encostas). Passará pela Quebrada Larga. Quando avistar a Barra de São Martinho, numa zona de areia solta, desça para a esquerda até um pequeno planalto. Daí acederá à Quebrada dos Batos. É aconselhável apenas na maré baixa. Para a quebrada de São Romeu, vire à direita na bifurcação referida acima e depois à esquerda. Desça a estrada de areia solta (a pé) que avista perto do mar, com a forma de um vale. Passará por uma grande figueira, e assim chegará ao local.

Siga a viagem para São Martinho do Porto, na marginal, aproveite para estacionar a sua AC e percorrer a baia a pé. Aproveite para petiscar num dos bares dessa marginal.

Siga depois pela N242 para Famalicão e daí para a Nazaré.

Outras Informações Uteis
Hotspots Internet Wireless
- CTT Caldas da Rainha Rua Eng Duarte Pacheco 3
Praceta António Montez 36
R. Vitor Lopes 9
R. Oliva de La Frontera 20
R. Cardeal Alpedrinha 18
McDonald's - Caldas da Rainha R. Prof. Abílio Moniz Barreto Lt 8

Posto de Turismo
R. Engº Duarte Pacheco

8 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia companheiro; bem haja pelas suas descrições e relatos de viagens...são um incentivo para todos nós.Um forte abraço

esquilinho disse...

O senhor não sabe que fazer plágio é uma coisa muito feia?

Já enviei este link à editora responsável pela edição da qual o senhor copiou o seu texto.

esquilinho disse...

O senhor não sabe que fazer plágio é uma coisa muito feia?

Já enviei este link à editora responsável pela edição da qual o senhor copiou o seu texto.

Anónimo disse...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis preise[/url] cialis bestellen ohne rezept
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis generico[/url] cialis acquisto
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis[/url] cialis
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]achat cialis[/url] cialis pas her

Anónimo disse...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis bestellen[/url] kaufen cialis
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]acquisto cialis[/url] cialis comprare
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis[/url] cialis
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]cialis generique[/url] commander cialis

Anónimo disse...

I really like your blog.. very nice colors & theme.
Did you design this website yourself or did you hire
someone to do it for you? Plz respond as I'm looking to create my own blog and would like to know where u got this from. thank you

Look at my homepage www.couponsforhuggies.com

Anónimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ acheter viagra
http://commanderviagragenerique.net/ commander viagra
http://viagracomprargenericoespana.net/ comprar viagra
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ viagra acquistare

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis generique
http://commandercialisfer.lo.gs/ commander cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis senza ricetta
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis precio